quarta-feira, 25 de junho de 2014

Construção civil se recupera e puxa alta na geração de empregos em maio

Depois de dois meses de retração, o setor de construção civil voltou a contratar e ajudou a puxar a alta de 16,37% no número de pessoas com carteira assinada em Maringá em maio no comparativo com o mês anterior. Das 581 vagas formais criadas, 314 foram de empresas ligadas a esse setor, segundo relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na terça-feira (24) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
No mês passado, as empresas maringaenses contrataram 8.346 trabalhadores e demitiram 7.765, resultando no saldo de 581 vagas. O resultado é 12,16% superior ao de maio de 2013. No comparativo com abril deste ano o desempenho é ainda melhor: 24,94% maior. Com a alta, o município assumiu a vice-liderança no ranking do Paraná, atrás apenas de Curitiba.
Outro setor que teve resultado expressivo na geração de empregos foi o de serviços, com a abertura de 229 postos de trabalho no mês passado. A agropecuária (15), a indústria de transformação (14), administração pública (16) e serviço industrial de utilidade pública (2) também contribuíram para o saldo positivo.
Dos oito setores que integram o levantamento do Caged apenas o comércio apresentou resultado negativo. O segmento fechou seis postos de trabalho no mês passado. No setor extrativista mineral o número de contratações foi o mesmo de demissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário