quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Câmpus Apucarana da UTFPR oferta 212 vagas para os cursos de graduação e inicia o curso de Engenharia Química

SISU está com inscrições abertas até 10 de janeiro

As inscrições para os cursos de graduação para o primeiro semestre de 2014 da UTFPR, realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC) vão até o próximo dia 10 de janeiro e devem ser realizadas no Portal do Sisu (www.sisu.mec.gov.br/).
Para se inscrever os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.
No Portal do Sisu, o estudante deverá escolher até duas opções de curso. Durante o período de inscrições, o MEC divulgará a nota de corte para cada curso. O candidato poderá mudar a sua opção caso avalie que possui mais chance de ser aprovado em outro curso.
Ao todo, nesta edição, a Universidade Tecnológica ofertará 3.962 vagas em 98 cursos e 12 câmpus. Desses, nove são ofertados pela primeira vez: Engenharia Eletrônica (Cornélio Procópio), Engenharia Química (Francisco Beltrão), Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais (Ponta Grossa), Bacharelado em Comunicação Organizacional (Curitiba), Tecnologia em Sistemas para Internet (Toledo), Engenharia Química (Apucarana), Engenharia de Produção (Londrina), Engenharia Civil (Guarapuava) e Tecnologia em Manutenção Industrial (Guarapuava).
O resultado da primeira chamada, elaborada pelo MEC, será divulgado em 13 de janeiro e estará disponível no Portal da UTFPR (www.utfpr.edu.br). As matrículas da primeira chamada deverão ser realizadas entre os dias 17 e 21, no câmpus do curso para o qual o candidato se inscreveu. O MEC divulgará a segunda chamada no dia 27.
Os candidatos não convocados para o curso escolhido como primeira opção, na primeira e segunda chamada, poderão se inscrever na lista de espera, no Portal do Sisu, de 27 de janeiro a 07 de fevereiro. A UTFPR ainda fará outras chamadas até abril.
O Câmpus Apucarana oferta 212 vagas distribuídas nos 5 cursos de graduação, iniciando a oferta do curso de Engenharia Química. Os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil estão previstos para os próximos anos, mediante a construção de novos blocos com laboratórios e aquisição de equipamentos e a liberação para contratação de servidores, por parte do governo federal.

CURSO
GRAU
TURNO
TOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
ENGENHARIA QUÍMICA
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp)
44
Sim
ENGENHARIA TÊXTIL
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp)
44
Sim
DESIGN DE MODA
Tecnológico
Noturno
40
Sim
PROCESSOS QUÍMICOS
Tecnológico
Noturno
40
Sim
QUÍMICA
Licenciatura
Noturno
44
Sim

Política afirmativa
Metade das vagas ofertadas em cada curso da UTFPR é destinada a candidatos que cursaram e concluíram com êxito todas as séries do Ensino Médio em escola pública.
Das vagas reservadas aos cotistas, 50% são destinadas aos candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos per capita e 50% são destinadas aos candidatos oriundos de famílias independente de renda, ambos divididos entre os autodeclarados pretos, pardos e indígenas e os que não se enquadram no grupo, sendo distribuídos nas seguintes categorias:
Categoria 1 – cotista oriundo de família com renda, comprovada, igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos per capita e que não se declarou preto, pardo ou indígena;
Categoria 2 – cotista oriundo de família com renda, comprovada, igual ou inferior a 1,5 salários- mínimos per capita e autodeclarado preto, autodeclarado pardo ou autodeclarado indígena;
Categoria 3 – cotista independente de renda, sem necessidade de comprovação, e que não se declarou preto, pardo ou indígena;
Categoria 4 – cotista independente de renda, sem necessidade de comprovação, e autodeclarado preto, autodeclarado pardo ou autodeclarado indígena.
Mais informações estão disponíveis no Portal do Sisu, no edital do Sisu do MEC, no edital do Processo Seletivo da UTFPR,  no Portal da UTFPR ou pelo telefone 3425-6460.

Nenhum comentário:

Postar um comentário