quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Solistas de Londrina realiza série Concertos Paraná e faz uma apresentação especial na cidade de Arapongas


A Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” está levando a música clássica em vários espaços nas cidades paranaenses. O concerto está marcado para o dia 04 de dezembro, em Arapongas e conta com a participação especial do Coral da Copel

A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina realiza mais um concerto da Série CONCERTOS PARANÁ , nesta terça - feira (04) na Igreja Santíssima Trindade, às 20h,  com ENTRADA FRANCA.
 A Orquestra iniciou a programação de concertos nas cidades paranaenses, sob direção artística e musical do Spalla Evgueni Ratchev, no dia 18 de outubro, em Apucarana, seguindo para Cornélio Procópio e Ivaiporã. O grupo já se apresentou através de outros projetos do Governo do Estado. Os eventos integram projeto CONCERTOS PARANÁ, Patrocinado pela COPEL, através do Programa Conta Cultura/Governo do Estado do Paraná.
O concerto em Arapongas conta com o apoio especial da ACIA.
Os concertos, no mês de dezembro nas cidades de Arapongas, Santo Antônio de Platina e Siqueira Campos(veja a agenda em anexo) contam com a participação especial do Coral da Copel, incluindo no repertório algumas das mais conhecidas canções natalinas.
 O circuito marca as comemorações de 15 anos da existência da Orquestra de Câmara. Com mais de 100 concertos realizados desde a sua fundação, participação em festivais de música, circuitos nacionais e estaduais, gravações de CDs , vários prêmios nacionais recebidos durante estes anos,  o grupo atua no cenário nacional erudito   desenvolve os seus projetos  com objetivo de executar música de qualidade e ao mesmo tempo participa de um movimento que descentraliza o acesso à cultura para formar novos públicos. O repertório dos concertos inclui obras que vão desde o Barroco até a música do século XX, visando a fortalecer a formação erudita e de câmara nas cidades paranaenses.
No programa desta quinta, os Solistas apresentam, de A. Corelli, Concerto Grosso para Cordas Op. 6 nº 1, Ré maior; de Mozart, Divertimento para Cordas em Ré maior , nº , 1, de VILLA-LOBOS, Prelúdio da ”Bachianas Brasileiras“ nº4,Pizzicato Polka  de J.STRAUSS,Mourão de Guerra-Peixe,Quatro momentos de Ernani Aguiar e Concertino Barroco de Rogério Krieger e canções Natalinas.                   

Sobre o projeto
O Projeto Concertos Paraná da Orquestra de Câmara "Solistas de Londrina" surgiu ainda em 2003,quando a Orquestra se apresentou em 12 cidades paranaenses.
Sempre tivemos desejo de retomar este Projeto”, conta a coordenadora da orquestra, Irina Ratcheva. Em 2012, com o Apoio do Programa Conta Cultura do Governo do Estado e Patrocínio da COPEL o projeto volta a fazer parte do cenário musical do Estado do Paraná. É uma proposta cultural de realização de concertos em várias cidades paranaenses. A formação de público, que realmente se interesse em apreciar e participar do meio cultural, passa por diversos tipos de obstáculo, entre eles a dificuldade do próprio público de obter acesso aos espetáculos. O setor cultural no Brasil sofre uma série de dificuldades para estabelecer-se no mercado e atingir o público, que muitas vezes desconhece a nossa rica produção cultural. Através das suas ações a Orquestra hoje visa focalizar a música como parte da formação integral do ser humano,incentivar a cultura em geral e ampliar os conhecimentos musicais. Sempre preocupada com a formação de público, procura incluir no seu projeto principal, diferentes formas de criar novas platéias.Os concertos não serão somente uma forma de registrar o trabalho do grupo. Fazem parte de um processo educacional, é uma etapa que tem objetivo de estimular o desenvolvimento musical, contribuindo para formação e ampliação do público. O mestro Evgueni Ratchev esclarece “ que o Projeto Série Concertos Paraná não objetiva chegar a um público que se poderia dizer "formado", mas que pretende recriar os espaços nos lugares onde não tem uma vida musical intensa. Inédito, o projeto visa sensibilizar e formar novos públicos para arte musical,favorecendo a educação,cada vez melhorando a qualidade de vida das pessoas”



Nenhum comentário:

Postar um comentário