quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Diretran aderindo a nova Campanha do Denatran quer intensificar Campanhas de Trânsito




A Diretran, aderindo a nova Campanha do Denatran, “Campanha Permanente de Conscientização”, que faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes e também à Campanha da ONU - Organizações das Nações Unidas, que instituiu o período de 2011 à 2020 como “Década de Ações de Segurança no Trânsito”, pretende até o final de 2012, intensificar as Campanhas de Trânsito. “Acreditamos que por meio da educação, podemos contribuir com um trânsito mais seguro em Arapongas e também colaborar na meta da ONU em diminuir em 50 % os acidentes no mundo. Porém, precisamos do apoio e participação da comunidade, para que a concretização dos projetos e a idealização de um trânsito mais humano e cidadão, seja possível em nossa cidade” disse o Diretor de Trânsito, Major Sérgio Dalbem.
Varias campanhas já estão sendo realiazadas,n o mês de Setembro, considerado nacionalmente como o mês do Trânsito, a Diretran em parceria com a Secretaria de Serviço Social, atendeu na Escolinha de Trânsito, as crianças e adolescentes das instituições: Escola do Trabalho, CEMAF e PROER.
A metodologia utilizada foi a conscientização da educação no trânsito, através de dois encontros com cada turma, onde no primeiro encontro, as crianças e adolescentes participaram de uma exposição teórica sobre algumas regras de trânsito, participaram de jogos interativos, assistiram vídeos educativos e colocaram em prática os conhecimentos obtidos na mini-cidade da Escolinha de Trânsito. No segundo encontro, estes alunos, relembraram o conhecimento obtido através de jogos interativos, posteriormente, foi efetuado um “pit stop” na Avenida Arapongas, divulgando a campanha “Faixa a Diferença” para motoristas e pedestres. No total foram 18 encontros, onde foram atendidos 192 alunos, entre jovens e crianças de idades diversas. Lançada em setembro de 2011, a Campanha “Faixa a Diferença”, tem como o objetivo a mudança do comportamento dos condutores de veículos através da conscientização sobre a importância da faixa de pedestres e também a conscientização dos próprios pedestres a utilizarem a faixa.
Foi iniciada também no mês de setembro a Campanha de conscientização sobre a correta utilização do Espelho Retrovisor, inicialmente a divulgação da Campanha está sendo realizada em alguns Postos de Combustíveis que estão apoiando a proposta, porém a ideia é que a Campanha se estenda por tempo indeterminado em vários locais e que possamos conscientizar a maior parte dos motoristas araponguenses.
O projeto de palestras nas empresas continua em andamento, porém é importante ressaltar, que infelizmente ainda estamos tendo muitas dificuldades em agendar palestras, pois mesmo procurando as empresas, muitas não nos dão retorno algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário