sexta-feira, 29 de agosto de 2014

INFORME GAZETA

Perdeu até a missa do marido
O drama do transporte coletivo se arrasta pela cidade de Arapongas. Sábado passado, uma senhora do Tropical perdeu na Igreja Matriz, a missa de sétimo dia do próprio marido devido a falta de ônibus no transporte coletivo. Seria cômico, se não fosse trágico. Ela ficou cerca de uma hora e 15 minutos nos pontos de ônibus aguardando a “circular” que passou bem mais tarde. E a prefeitura que está fazendo em relação a esse problema do transporte coletivo. Nada?

Quem fiscaliza?
Ligação anônima dá conta que aquele menor que atropelou o garçon Plínio tirando sua vida na avenida Gaturamo continua andando de moto pelo Tropical e pela cidade. Todo mundo vê, menos a polícia e a GM. Segundo o apresentador Sérgio Onofre do SOS, parece que a GM e a PM está mais preocupada em apreender motos de trabalhadores que estão com problemas de documentação. Pode?

Ponto de ônibus enfeita a rua
Quando a Prefeitura vai retirar aquele ponto de ônibus que está sem atividade nenhuma no início da Rua Flamingos. Desde quando a empresa Tua mudou o itinerário a bel-prazer e provavelmente sem comunicar á Prefeitura e os usuários, deixando o povo de Arapongas pelo menos por quase uma semana na mão, aquele ponto está desativado. Será que a prefeitura pensa que ele é enfeite? Se for, vá ter mau gosto assim na “casa do chapéu”.

Porque Arapongas é preterida na área de segurança? 
E a Delegacia da Mulher ou coisa parecida que foi cantada em verso e em prosa em Arapongas? Quêde, como diz o caipira. E olha que a Prefeitura até alugou um espaço para que ela fosse implantada. Só para refrescar a memória dos araponguenses, observem só o que Arapongas quase conseguiu depois de promessas das autoridades governamentais e que acabou ficando por isso mesmo, antes e atualmente:

CPD: 
Centro Provisório de Detenção o governo pediu o terreno através da Secretaria de Segurança. A Prefeitura doou o terreno. Depois de aprovado disseram que o terreno não servia. Depois voltaram atrás dizendo que o terreno seria aquele mesmo e até hoje.

Delegacia da Mulher: 
Pediram que a prefeitura montasse a estrutura. A Prefeitura montou a tal estrutura e até hoje. Não temos certeza, mas acreditamos que até hoje se paga o aluguel do prédio.

Distrito Policial
Este foi há vários anos atrás em Londrina. Um delegado do interior em almoço com membros do Conselho de Segurança, anunciou a implantação de um Distrito Policial no Flamingos. E deu entrevista sobre o assunto e......até hoje.

Projeto Povo ou Engana Povo
Também há vários anos atrás. Foi aquela pompa no Flamingos. Fogos, autoridades, viaturas, policiais e muita festa. Não durou uma semana, se durou. O projeto nasceu morto naquela região e foi enterrado. Depois veio o mesmo “Engana Povo” na região sul da cidade. Muita Pompa, mas sem muitas autoridades. Novamente, foguetes, busca-pés, pipoca, amendoim, quentão, algodão-doce, chacretes e ..........nem precisa falar.

Subdivisão Policial. Muito barulho. 
Começou com o delegado Osnildo Carneiro Lemes. O negócio foi esquentando e os segmentos da sociedade e a prefeitura encamparam o projeto. A exemplo da Delegacia da Mulher ou da Unidade de Atendimento á Mulher, já que não seria bem uma delegacia, pediram a estrutura. E novamente a Prefeitura compareceu com a sua parte e até hoje........ Há quem aposte que nem vai sair este ano.

Arapongas tinha há alguns anos passados, dois delegados. Precisa mais, mas convenhamos, dois dava para o gasto. Daí alguém lá de Curitiba entendeu que a cadeia de Arapongas poderia funcionar bem com apenas um delegado. E levou o outro embora. Coisa de louco. Porque não leva os presos juntos ? Esta semana tinha 205 amontoados nas oito celas da cadeia. Levar os presos, eles não levam !

O QUE DEU CERTO
A Companhia Independente deu certo. Arapongas uniu em torno desse objetivo e ela saiu no apagar das luzes, ou seja no início de uma campanha política. Foram quinze ou mais anos de luta. Só isso. Pouco para uma cidade que dá uma generosa contribuição de impostos ao Estado e ao País. Foi uma luta do Conselho Comunitário de Segurança com a Prefeitura e os segmentos da sociedade. Desde então nada mais veio. E olha que isto aconteceu antes das eleições de 2009 com posse em 2010.

Metrô em Arapongas?
Um vereador de Arapongas teria dito em uma sessão da Câmara que havia participado de uma palestra na qual o palestrante revelou que as cidades com mais de 110 mil habitantes poderiam ter como transporte coletivo, a implantação do Metrô. Até que seria uma boa idéia, colocar um trem de passageiros do centro de Arapongas até o São Rafael, outro até o Tropical, outro até o Alto da Boa Vista e assim por diante. Haja trem, se nem ônibus quase temos. Está igual aquele candidato que quer (se ganhar) implantar o trem bala de Maringá a Londrina ou vice-versa. Tá danado.

0800 demais 
Alguém confidenciou que a empresa TUA que está diminuindo a circulação de ônibus no transporte coletivo de Arapongas porque está tomando prejuízo na cidade. A pessoa que deu a informação, revelou ainda que para cada um que paga a passagem, entram cinco 0800 ou seja (aposentados, pensionistas e deficientes) que acaba dando a impressão que os ônibus estão transportando vários passageiros que estão pagando passagens. Na verdade, segundo quem deu a informação, a maioria dos transportados é pessoas com mais de 65 anos e eles não pagam.

Administração nem está aí
Tudo bem que a empresa tenha á sua razão, mas o negócio é que não pode ficar do jeito que está. A empresa muda o horário quando quer, sem comunicar os usuários, tira ônibus da linha quando lhe interessa, enfim, comete uma série de sacanagens contra o usuário e a Prefeitura fica assistindo de camarote como nada tivesse com isso. Tem sim.....tem sim. O prefeito foi colocado no poder para além de administrar a cidade, também buscar uma melhor qualidade de vida para a população. Mas pelo jeito a administração não sabe o que é isso. Desculpas é o que a administração mais dá para quem reclama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário