terça-feira, 2 de junho de 2015

Guarda Municipal de Apucarana passará por capacitação técnica

Durante cerca de quatro meses, os 30 integrantes da Guarda Municipal de Apucarana (GMA) participarão de uma capacitação técnica. A medida atende o que dispõe o Estatuto Nacional das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014), que entrou em vigor no ano passado. O contrato com a empresa que ministrará o treinamento foi assinado nesta sexta-feira (29/05) pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto.
A capacitação terá duração total de 476 horas e o serviço será prestado pela Padrão Consultoria e Treinamento em Segurança, de Arapongas, vencedora do processo licitatório. Estiveram presentes durante a assinatura do contrato, realizada no gabinete municipal, o major PM RR Edwayne Aparecido Areano Arduin, diretor-presidente da empresa, o subtenente PM RR Antônio Colauto, também representando a Padrão Consultoria, além do tenente PM RR Edinei da Silva, comandante da GMA, e Sérgio Luiz Barroso, secretário municipal de Governo.
Beto Preto destaca que a capacitação visa adequar a GM à legislação que entrou em vigor no ano passado. “O treinamento seguirá a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão ligado ao Ministério da Justiça. É um investimento que está sendo feito na capacitação profissional, visando a qualidade e o aperfeiçoamento da prestação do serviço”, frisa Beto Preto.
Conforme Sérgio Luiz Barroso, secretário municipal de Governo, a aula inaugural vai acontecer no dia 10 de junho, no Centro da Juventude. “As aulas também vão ocorrer neste espaço, de segunda a sexta-feira. É importante salientar que todo o trabalho tem como responsável técnico o major Edwayne Aparecido Areano Arduin, que é da Reserva Remunerada da Polícia Militar e também tem experiência na área pública como secretário municipal de Segurança Pública de Arapongas”, assinala Barroso.
Segundo do major Edwayne, a grade curricular prevê capacitações em direitos humanos, relações com a comunidade, relações e condições de trabalho, ética, cidadania, estudo da violência, educação física, defesa pessoal, técnicas e táticas operacionais e noções de trânsito. “A capacitação prevê ainda a elaboração do estatuto e lei orgânica da GM, ouvidoria e corregedoria, além do Regulamento Disciplinar da Guarda Municipal”, completa o major.



Nenhum comentário:

Postar um comentário