quarta-feira, 7 de maio de 2014

17ª Regional confirma morte de médico por dengue em Rolândia

A 17ª Regional de Saúde confirmou que a morte do médico de Rolândia, Tertulino Aires Neto, 71 anos, foi causada pela dengue. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (6) e agora o município já soma dois óbitos pela doença. O primeiro foi registrado no dia 13 de abril, quando um homem de 58 anos faleceu na Santa Casa de Londrina.
O chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, José Carlos Moraes, informou que a dengue foi determinante no caso de Aires Neto, apesar das doenças crônicas que ele possuía. "A dengue mata na faixa etária de criança porque a imunidade é frágil e também na velhice. Se ele não tivesse adquirido a infecção, ele não teria morrido. Lógico que no caso dele associou com as outras comorbidades", comentou.
Em Rolândia foi decretado estado de emergência para conter a dengue e 20 agentes de endemias foram contratados. Com a busca ativa de focos e mutirões de limpeza, a Secretaria Municipal de Saúde e a 17ª Regional tentam barrar o avanço rápido da doença, especialmente na região central, que concentra 80% dos casos confirmados.
"Estamos com várias atividades programadas, principalmente com a remoção de criadouros e aplicação do veneno costal. Temos dez equipamentos com 20 duplas. Espero que em duas semanas consigamos cobertura em 100% do município", declarou.
Além das duas mortes já registradas em Rolândia, a 17ª Regional de Saúde deve ter até a sexta-feira (9) a confirmação sobre o falecimento de uma idosa em Londrina, que estava internada no Hospital da Zona Norte. O Diário.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário