terça-feira, 13 de maio de 2014

Câmeras de segurança serão obrigatórias em pet shops

A medida vem após a denúncia de maus tratos contra animais registrada em um pet shop de Apucarana, em dezembro de 2013.

Sancionada pelo governador Beto Richa (PSDB) em janeiro deste ano, uma lei estadual prevê que os pet shops deverão filmar os serviços de atendimento, especialmente banho e tosa. Baseado nessa obrigatoriedade, um apucaranense está lançando um site em parceria com os estabelecimentos da cidade para disponibilizar as imagens online. A medida vem após a denúncia de maus tratos contra animais registrada em um pet shop de Apucarana, em dezembro de 2013.
A Lei Estadual nº 17.949/14 prevê ainda que os estabelecimentos forneçam a gravação dos procedimentos aos clientes que desejarem, e ainda estabelece o prazo de dois anos para a instalação de câmeras e seu devido acompanhamento pela internet.
Simone dos Santos Coutinho, supervisora de um polo de educação em Apucarana e dona de duas cachorras, afirma que, depois das denúncias, começou a ficar preocupada. “Eu levava elas para banho e tosa no local denunciado. Foi bem difícil quando as denúncias vieram à tona. A gente fica preocupado porque tem nas cachorrinhas uma relação praticamente de mãe e filha”, diz.
Ela comemora a aprovação da lei e diz que estabelecimentos com câmeras serão diferencial. “Com certeza usarei o fato como critério para escolher o local para levar minhas cachorras”, afirma.
Baseado nisso, Thiago Scott, de Apucarana, montou um site com o objetivo de disponibilizar as imagens na internet. “Procurei e não achei serviço semelhante no país. Nosso site está no início, com 10 dias apenas. Já estamos com seis pet shops fechados só em Apucarana, mas nossa intenção é ampliar o serviço para todo o Brasil”, diz. O site é o www.camerapet.com.
A mensalidade do site fica entre R$ 50 e R$ 70 para o pet shop. O site pretende ainda disponibilizar 10% da arrecadação para instituições de proteção dos animais. Os primeiros pet shops iniciarão as transmissões nos próximos dias.
Proprietária de um pet shop que adquiriu o serviço do site, Grasieli Bertelli afirma que os estabelecimentos buscam recuperar a credibilidade. “As pessoas se preocupam muito mais com os cachorros depois das denúncias de maus-tratos. Por isso, serviços como esse são bons tanto para o cliente quanto para o estabelecimento”, diz.
As denúncias ao pet shop Central dos Bichos aconteceram em dezembro de 2013 através de imagens das câmeras de segurança do estabelecimento. Nas imagens, o proprietário do pet shop aparentemente agredia um cachorro durante o serviço. Fonte: Tn Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário