quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sedentarismo é maior fator de risco ao coração em mulheres acima dos 30

Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Queensland na Austrália revelou que o sedentarismo é a maior causa de aparecimento de doenças cardíacas em mulheres com mais de 30 anos.
Além disso, em mulheres abaixo dos 30 anos, o maior fator de risco para doenças do coração encontrado foi o tabagismo. 
Foram entrevistadas mais de 30 mil mulheres australianas nascidas nas décadas de 20, 40 e 70. 
O estudo foi publicado no British Journal of Sports Medicine. 

Recomendações 
Segundo os especialistas, é preciso que autoridades de saúde continuem alertando a população. "Precisamos de um maior empenho das autoridades no sentido de manter as mulheres de meia-idade ativas para que elas possam chegar à velhice mais saudáveis e praticando exercícios físicos", disse a professora do centro para a pesquisa sobre o exercício, atividade física e saúde da Universidade de Queensland, Wendy Brown, em entrevista à BBC. 
Brown ainda aconselha que as mulheres façam exercícos físicos diários de pelo menos 30 minutos. "Só a prática de atividade física reduz em 50% o risco de doenças cardíacas", defende. 

Brasil 
Recentemente o Ministério da Saúde divulgou dados referentes ao exercício na rotina do brasileiro. Os números são resultado da pesquisa "Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel)", realizada com cerca de 23 mil brasileiros acima de 18 anos que vivem nas capitais do país e no Distrito Federal. 
No período de 2009 a 2013, foi notado um aumento de 3,5% no número de pessoas que utiliza seu tempo livre para realizar atividade física. Os homens são mais ativos: 41,2% (em 2013), contra 39,7% (em 2009). Porém o aumento da prática entre as mulheres foi maior: de 22,2% para 27,4%. 
Apesar do crescimento dos números, mais da metade da população ainda está acima do peso (50,8%) - 17,5% são considerados obesos. 
BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário