sexta-feira, 17 de abril de 2015

Paraná é o terceiro Estado em numero de mortes no Trabalho

O Anuário Estatístico da Previdência Social 2013 aponta o Paraná como o terceiro estado com o maior número de mortes em acidentes de trabalho. Segundo o Anuário , o Estado registrou 270 mortes de trabalhadores em 2013, atrás apenas de S.Paulo (721) e Minas Gerais (334). O estudo revela ainda que o número de mortes aumentou em 19% no período de dois anos. 
Neste mesmo período o número de incapacitados foi de 1.353, incluídos no rol dos incapacitados permanentes. No que tange os acidentes, o Paraná aparece em quinto lugar com 53.132 ocorrências registradas, atrás do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de S.Paulo e Minas Gerais.
O que mais chamou a atenção é que foram registrados no Paraná, um maior número de acidentes com mulheres do que com homens, lembrando que se trata de acidentes de trabalho. Vale salientar aqui, que o número de mulheres que estão sendo empregadas nas indústrias aumentou de maneira considerável no Estado, mesmo porque a mão de obra referente ao sexo masculino está em declínio.
Outra questão que chamou a atenção é que os dados que estão sendo atualizados (2014) mostram que o índice mortes no ano passado está atingiu, segundo o levantamento, a quase uma morte por dia, já que foram computadas 363 óbitos. De acordo com José Lúcio dos Santos, diretor do Centro Estadual da Saúde dos Trabalhadores, ligado á Secretaria de Estado da Saúde, é inadmissível que tantas pessoas saiam de casa pela manhã em busca do pão de cada dia e não retornem vivas á tarde para seus lares. O diretor, acha que o número de vítimas é ainda maior do que o divulgado e lembrou que o Estado mantém contatos com as empresas, para que as mesmas troquem seus equipamentos obsoletos por equipamentos mais modernos que ajuda na melhoria do trabalho, aumenta a produtividade e evita acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário