sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Nem frio faz araponguenses desistirem de correr

Meninas que fazem parte da Corrida Descendo do Salto.Exemplo de perseverança e determinação


A modalidade reúne simpatizantes em vários cantos do mundo e é praticada por pelo menos 5% da população brasileira

A corrida definitivamente é um esporte em ascensão. Praticada em parques, praças, vias públicas, calçadas e academias, o esporte vem caindo nas graças de quem busca uma atividade saudável e regular. Mesmo no frio é possível encontrar vários araponguenses correndo nas ruas.
Por ser  altamente recomendável para o bem estar físico e mental, a corrida além de ser considerada uma atividade completa que envolve praticamente todos os músculos do corpo, é também aliada na queima de gordura, fortalecimento, aumento da resistência e definição muscular. 
A modalidade reúne simpatizantes em vários cantos do mundo e é praticada por pelo menos 5% da população brasileira, o que representa mais de 9,5 milhões de pessoas. A busca pela modalidade se dá entre outros motivos pelos benefícios que proporciona. Dentre eles é possível citar o estímulo do raciocínio, promovendo uma melhora na memória e em outras funções cognitivas, a melhora do sono, a prevenção de doenças, o aumento da autoestima e a melhora da capacidade de contração do músculo cardíaco, deixando o coração mais forte.
As aulas de corrida em grupo são sensação em todo país, seja através de assessorias esportivas, clubes ou academias. 
Em Arapongas, o  grupo Descendo do Salto  se reúne para treinar e também para participar de corridas em outras cidades. A moda vem conquistando vários araponguenses que exibem suas medalhas através de fotos na  internet.
Mas não é só o treino em grupo que motiva, muitos correm sozinhos como é o caso da Elisangela, que devido ao colesterol e diabetes, acabou tendo que praticar exercícios físicos e optou pela corrida.”Eu me apaixonei pela pratica. Há 1 ano que corro e já posso ver resultados no meu corpo e principalmente na saúde” ,conta Elisângela.
A fisioterapeuta Luciana Costa, , afirma que para começar a correr é ideal que durante as primeiras duas semanas o corpo crie resistência ao esforço. "Depois disso a caminhada pode ser mais intensa que o normal. Na 3ª semana já começa o estágio intermediário podendo aumentar o tempo e o ritmo do exercício para 45 minutos.
Comece caminhando por dez minutos e faça cinco minutos de trote. Na quarta semana, a pessoa pode diminuir a frequência da caminhada. O indicado é caminhar por dois minutos e correr três, sempre alternando. Da sexta semana em diante, o ideal é começar com meia hora de caminhada e meia de corrida", explicou.
A fisioterapeuta ressalta sobre as vantagens de praticar corridas. "A corrida diminui o mau colesterol e estimula a produção do bom, fortalece a massa óssea, protegendo contra a osteoporose, ajuda a controlar o estresse, diminui a ansiedade, melhora a capacidade respiratória e o desempenho nas tarefas e atividades que exigem concentração", relatou.
Com tantas vantagens, a melhor opção para o frio é deixar a preguiça de lado e correr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário