quarta-feira, 27 de março de 2013

Engenheiros se mobilizam para propor alterações na legislação profissional



Em Arapongas, destaca a alteração do poder do Conselho de embargar obras quando constatado risco iminente de acidentes de trabalho


 Neste mês (março), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) iniciou uma mobilização para se elaborar propostas de mudanças na legislação que rege as duas profissões. Depois das discussões e definições em nível de inspetoria, de regional e de estado, as sugestões serão apresentadas 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontece de 13 a 16 de setembro em Gramado (RS).
Em pauta, está à discussão do tema central do Congresso, realizado a cada três anos, que aborda “Marcos Normativos: competência profissional para o desenvolvimento tecnológico nacional.”
Na regional do CREA-PR em Apucarana, as Reuniões Preparatórias de Inspetoria (RPI), realizada também em Arapongas e Ivaiporã, foram bastante produtivas. Só na de Apucarana foram definidas 7 propostas. Uma delas sugere que o exercício ilegal da profissão, ou seja, um leigo executar o serviço de engenheiro, passe a ser considerado crime, passivo de multa, detenção e reclusão.
A alteração da lei 5.194/66, a qual trata essa conduta como contravenção penal, passível apenas de multa, seria um recurso a mais para garantia da qualidade e da segurança nos serviços de engenharia.
Já entre as cinco propostas na RPI de Arapongas, uma destaca a alteração do poder do Conselho de embargar obras quando constatado risco iminente de acidentes de trabalho, resguardando assim a vida dos profissionais da construção civil.  “O congresso de profissionais é uma oportunidade impar dos profissionais do sistema CONFEA/CREA participarem e interagirem junto à legislação que voga suas profissões. Através de momentos como estes que poderemos discutir e aprimorar o regramento das nossas atividades”, afirma o gerente da regional do CREA em Apucarana, Djalma Bonini Junior.
Em cada RPI, foi eleito um delegado que vai defender as propostas da sua inspetoria nas Reuniões Preparatórias Regionais – RPRs, em abril, A que será realizada na sede da regional do CREA, em Apucarana, por exemplo, está estando programada para o dia 3 de abril. Ainda antes da etapa nacional, os resultados destes debates passarão por uma análise estadual, durante o 8˚ Congresso Estadual de Profissionais (CEP), realizado de 19 a 21 de maio em Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário