quinta-feira, 7 de março de 2013

Municípios buscam fortalecimento regional da Cultura




O Cine Teatro Fênix, em Apucarana, sediou ontem (quarta-feira – 06/03), uma primeira reunião envolvendo secretários municipais de Cultura de prefeituras do Vale do Ivaí, área de abrangência da 5ª Regional de Cultura do Estado do Paraná. De acordo com Ednei Mansano, diretor-presidente da Fundação Cultural e Turismo de Apucarana, o chamamento visa dar início a um despertar na região para os assuntos ligados ao setor. “A 5ª Regional é uma das poucas do Estado que não funcionam, por isso demos este primeiro passo no sentido de reunir os gestores para a troca de experiências e informações, bem como a formatação de diretrizes e uma agenda conjunta de eventos visando o fortalecimento regional da Cultura”, pontuou Mansano.
Apesar de todos os 26 municípios terem sido convidados para a reunião, apenas Apucarana, Califórnia, Marilândia do Sul, Bom Sucesso, Jandaia do Sul, Godoy Moreira e Marumbi enviaram seus representantes. “É apenas um início, pois vislumbramos um trabalho que mais adiante, temos a certeza, vamos elevar a 5ª Regional de Cultura ao patamar de atividades de outras regionais estaduais, como existe hoje na área da Educação e Saúde”, projeta Mansano.
Ainda em nível regional, ele acredita conseguir uma maior aglutinação de forças mediante contatos que serão realizados em dois importantes eventos convocados pela Secretaria de Estado da Cultura, na capital Curitiba. Um é no dia 21 de março e outro acontece nos dias 15 e 16 de abril, no Museu Oscar Niemayer, quando acontece um grande encontro das regionais de Cultura de todo o Paraná.
Local – Já quanto aos projetos para a cultura em Apucarana, o diretor-presidente, Ednei Mansano, anuncia que, atendendo a um pedido expresso do prefeito Beto Preto (PT), a equipe da fundação já trabalha na reestruturação do Conselho Municipal de Cultura e, dentro em breve, irá convocar uma conferência municipal. “Queremos a participação de toda a sociedade. Ouvir o que a população espera da Cultura em nossa cidade”, concluiu Mansano. Mais informações sobre o trabalho da cultura em Apucarana podem ser obtidas no 3423-2944.

Nenhum comentário:

Postar um comentário