quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Primavera pede cuidados redobrados com a saúde



A alta concentração polínica no ar nesta época do ano potencializa o surgimento de diversas doenças respiratórias. Entre elas a mais temida: a alergia

 A estação mais colorida do ano já chegou. A tão esperada Primavera, conhecida pelas flores e ventos intensos, começou no último dia 22 de setembro e veio para esquentar um pouco os dias frios que fizeram no inverno.

E é exatamente por conta da mudança climática que as pessoas devem prestar atenção na saúde, já que as estações do ano influenciam diretamente o organismo. O indivíduo, por natureza, responde aos estímulos ambientais característicos de cada uma das quatro épocas do ano e em cada uma delas pode contrair diferentes patologias. Na estação das flores, as doenças alérgicas são as grandes vilãs.

Conforme Giovanna Olivieri, médica do Instituto Corpore (IC), a concentração de pólen no ambiente aumenta, o que facilita a entrada desse componente nas vias respiratória ou muco-cutânea. “Isso faz com que quadros alérgicos como rinite, conjuntivite, crises de asma brônquica e alergias cutâneas se desenvolvam com frequência, deixando a pessoa doente”, explica.

Além disso, neste período ocorre também o aumento do número de casos de varicela/catapora, isso porque o vírus da doença consegue se proliferar mais rapidamente nos períodos de temperatura mais elevada. “A prevenção destas doenças é difícil, pois evitar o contato com o pólen pelo ar é complicado. Porém, algumas medidas simples ajudam os indivíduos a impedirem o surgimento dessas doenças”, diz Giovanna.

A médica orienta a população a evitar atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas. Levar as crianças ou animais para passearem em parques nos momentos de varredura de flores e folhas não é uma boa ideia, isso por conta o alto nível de pólen existente no ar.

“Passar pano úmido ao invés de varrer a casa, manter as janelas fechadas, usar óculos de sol e tomar a medicação prescrita pelo seu médico – quando necessário – são medidas que ajudam a combater as alergias. Em casos de infecção, vale procurar o médico e verificar a possibilidade da realização de vacinas antialérgicas”, orienta.

Alergia: a vilã da Primavera

Os sintomas de alergia aparecem quando o corpo de uma pessoa entra em contato com o alérgeno, iniciando assim um quadro súbito que pode durar dias ou semanas. Entre os mais comuns estão congestionamento nasal, rinorréia, coriza, espirros, tosse seca que geralmente piora no período noturno, prurido ocular, nasal e nos ouvidos, olhos irritados e lacrimejantes, cefaleia, dor de garganta e fadiga.

“Esses sintomas podem se complicar e levar a infecções como sinusite e amigdalite, além de piorar problemas de saúde já existentes como a asma brônquica. Reações alérgicas graves incluem sintomas mais graves como urticária, desconforto respiratório, dispneia, baixa pressão arterial/hipotensão que podem até mesmo levar à morte”, alerta Giovanna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário