sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Arapongas: a dura luta pela segurança

Porque o CDP ainda não saiu
Sabe porque o CDP nunca saiu em Arapongas apesar da luta incessante do Conselho Comunitário de Arapongas ? Porque não tinha políticos em sua formação e o objetivo da entidade era mesmo não ter políticos e sim reivindicar direitos como cidadãos. Nem governo Lerner, nem governo Requião e nem Beto Richa deram muita atenção para a cidade. Nunca um prefeito ou deputado levou alguém do Conselho até Curitiba para discutir o assunto de segurança. Simplesmente ignoraram. A campanha política vem aí...............vamos ver o que eles dizem.

Conseg lutou até a última alternativa
E tem mais:Arapongas conseguiu a Companhia Independente no governo do Pessuti no apagar das luzes. Ele estava substituindo o Requião. O presidente do Conseg era o comerciante Sérgio Oeda que gastou seus últimos cartuchos na luta pela implantaçãoda Companhia Independente. Oedateve uma grande ajuda da vereadora IrondiPugliesi, na época sem nenhum cargo político. Oeda pediu ainda o CDP, a Pessuti em uma reunião em Arapongas, mas era muito para o “ caminhãozinho de Pessutti” , pelo menos naquele momento político.


Não se pode esquecer
A história não pode ser esquecida. Por isso não se pode esquecer que a luta do Conselho começou com José Poliseli na reativação da entidade, para implantar a Companhia Independe. Ele teve o apoio do Major, na época coronelSarmento Depois o bastão, ficou com o Zezinho da Brasileira, que o passou para José Constatino e Osvaldo Veiga e todos lutaram pelo mesmo intuito. Mas foi na gestão de Oeda que Arapongas foibeneficiada. Quando assumiuo cargo de presidente, na época ainda do ex-prefeito Beto Pugliese, Veiga começou a luta pelo CDP e pela SDP com apoio de todos os conselheiros. Depois veio o apoio do atual delegado-chefeDr. Osnildo, primordial para a implantação desta nova delegacia, apesar do drama que ele viveu por falar a verdade. Na época apareceram inúmeros “pais “ da criança. “Ah! Se fosse um filho feio !”.

Cadê as viaturas ?
Na época, nem viatura e nem policiais ficavam em Arapongas quase. Teve finais de semana que tinha apenas uma viatura para atender a cidade. E isso só acabou quando foi implantada a Companhia Independente. Nós assistimos adura luta dos comandantes em Arapongas para tentar manter a cidade em segurança. Lembramos de um caso de uma viatura que veio para Arapongas e o comandante (não podemos mencionar o nome sem a autorização do mesmo) percebendo que Rolândia viria buscá-la, mandou escrever o nome da 3ª Companhia no veículo. Foi dito e feito, a viatura chegou emum dia, no outro o comando de Rolândia mandou buscar. Mas foi barrado comas inscrições na porta do veículo apontando que ela havia sido enviada para Arapongas. E quantas artimanhas os comandantesem Arapongas tiveram que aplicar para não deixar a nossa cidade desprotegida ? E na área política.....nada.

Conseg fez mais do que via
Ao longo dos anos, o Conselho Comunitário de Segurança é quem vem bancando a Polícia Militar e a Polícia Civil. O canil, a escola de formação de soldados, a reforma no centro telefônico, doação decomputadores,máquinas fotográficas, consertos de viaturas, reformas no prédio da cadeia, lanches para as “blitz”, câmeras de segurança para a antiga delegacia, banquinho para detecção de drogas, troca do alambrado do solário , sem contar os contatos quase que incessantes com autoridades de Curitiba cobrando mais policiais civis e militares além de viaturas, nova cadeia, presídio e outros benefícios na área de segurança. O Conseg desde sua reativação, cobriu financeiramente90% das despesas que era obrigação do Estado que ao longo dos anos virou as costas para Arapongas, principalmente na área de segurança. O último grande trabalho do Conseg, foi a implantação da 22ª SDP onde a maioria dos gastos foi coberto pela entidade, sem despesas para o governo estadual e municipal, este último por sinal, cedeu a mão-de-obra.

Chutando o balde com a vaca
Para queninguém venha alegar que a luta começou agora, na época do ex-prefeito José Bisca, o ex-presidente do Conselho levou um projeto para a construção de um mini presídio em Arapongas. O governador era Jaime Lerner e o secretário de Segurança JoséTavares. O projeto foi elogiado como deprimeiro mundo, mas o governo não aceitou construir alegando uma série de situações, mesmo em contrapartida com a cidade. Bisca, vale registrar, doou o projeto e doou o terreno. De lá para cá, a luta do Conselho não parou, lembramos isto para os que querem obter glórias em cima de um trabalho de pessoas que simplesmente ignoram a luta deste grupo, mas que nas campanhas políticas correm pedir seus votos,com promessas mil e que não vão cumprí-las.

Chutando o balde com a vaca II
Acho até que o Rotary, Lions, Igreja ou sei lá quem, poderia prestar uma homenagem para o Conselho de Segurança pelo que fez e faz pela cidade. Mesmo que dele façam parte rotarianos e leoninos. Por isso mesmo, estes membros que ajudam a manter o Conselho é que deveriam prestar esta homenagem, convidando todos os seus presidentes e seus membros e as entidades que participam do Conseg. Não são apenas os políticos que devem levar a glória. Eles ganham para isso e muitos nem cumprem perfeitamente seu papel. O pessoal que forma o Conseg..........faz o trabalho por amor á cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário