sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Cantinho Político

Socorro; violência aumenta nos bairros
A vereadora Angélica na reunião da Câmara desta semana fez um requerimento pedindo a presença das Polícias Militar e Civil nos bairros que margeiam o Jardim Primavera, como Dona Martinha, Mônaco e outros. Segundo a vereadora, a presença da marginalidade lá é preocupante, com furtos, roubos e tráficos. A vereadora adiantou ainda que com este pedido, ela reitera apenas um outro pedido, o da população de bem que não suporta mais o aumento da onda de violência naquele setor da cidade.
Benefício ou Castigo? 
O vereador Miguel Messias falou sobre o “pepino” que a Subdivisão Policial de Arapongas terá que descascar e que foi nos enfiado “ goela a dentro” pela Secretaria de Segurança do Estado que após a inauguração da 22ª Subdivisão Policial, passou cerca de 16 municípios para os cuidados de Arapongas, como se 22ª SDP tivesse estrutura suficiente para suportar esta fardo que até então era de Londrina. Apesar que o vereador Miguel Messias não disse, a verdade é que a luta dos araponguenses para conseguir esta Subdivisão, que até então parecia um benefício para Arapongas, surtiu um efeito de castigo, pois tantos foram os pedidos junto aquela Secretaria e junto ao Governo do Estado, que o secretário deve ter nos dado este “ presente de grego”, para calar a boca da cidade.

Presente de grego ?
O interessante é que quando ele aqui esteve, ninguém o questionou sobre esta “ doação” e apenas quando “ as nossas autoridades” perceberam é que foram dar o grito. Mas aí o negócio já estava feito. Agora, ao invés de lutar para a implantação do Centro Provisório de Detenção, Arapongas terá que lutar para se desvencilhar primeiro de alguns municípios ligados á 22ª SDP. Será outra luta que deverá se arrastar por mais alguns meses ou anos e o Dr. Osnildo Carneiro Lemes, um dos que também foi responsável pela vinda desta delegacia regional, já iniciou o trabalho que deve contar com a ajuda da sociedade ou a luta será em vão.

MM e o IML
O vereador Miguel Messias está se somando a outros pedidos de vereadores e da sociedade de Arapongas que está pedindo a implantação do IML no município. O vereador esteve em contato com o deputado Sérgio Souza do seu partido (PMDB) e pediu a ele que intercedesse por Arapongas nesse sentido. O deputado prometeu analisar o pedido do vereador araponguense e trabalhar nesse sentido. MM também comentou sobre as peças das academias ao ar livre que estão se deteriorando no pátio da garagem da Prefeitura.

Sê tem porque não fez ?
O vereador Batata deu uma notícia boa para o povo do Piacenza. O ônibus da empresa TUA vai começar a fazer aquele bairro a partir de segunda-feira. Com isso, a empresa atende a reclamação dos moradores dos dois novos conjuntos habitacionais implantados naquela região da cidade. Batata lamentou o fato do vice-prefeito Pedro Paulo Bazana não ter sala como deveria ser em qualquer administração municipal. Adiantou ainda que não é vereador de gabinete e sim um vereador de rua e que gosta de ouvir a população. O vereador Batata revelou, que apesar da Prefeitura dizer que tem dinheiro em caixa, o projeto PAI-Pronto Atendimento Infantil vai ser construído com dinheiro devolvido pela Câmara e não com dinheiro do executivo e no projeto não existe nada mencionando isso.

Ou é ou não é!
O vereador Rubão continua lutando pela implantação de uma casa de recuperação em Arapongas. Ele disse que era uma promessa da atual administração, mas parece que não vai acontecer pelo menos neste mandato. Ele cobrou um posicionamento do vice-prefeito Pedro Paulo Bazana, dizendo que em um evento social, o alcaide durante seu discurso disse que vice-prefeito não era “Nada” e que toda imprensa presente e outras pessoas ouviram isso em alto e bom som. 

Não entendeu nem o povo
Em resposta ao vereador Batata, que falou sobre a falta de um gabinete para o vice-prefeito na Prefeitura e outras críticas mais amenas e por dizer ainda que é um vereador independente, o vereador Aroldo Pagan, representante do legislativo na Câmara, disse que não estava entendendo o posicionamento do edil do PV, pois quando o prefeito vai para as fotos , eis que o vereador Batata é o primeiro que aparece ao lado do prefeito. E foi taxativo ao afirmar que considera Bazana como vice-prefeito da cidade dando entender ainda que o apóia no cargo.

Cirurgião Vascular
O Dr. Valdecir por seu turno disse que ouviu o prefeito dizer em uma de suas entrevistas que a Prefeitura tem dinheiro no caixa. Na opinião do vereador, se existe esse dinheiro, que o prefeito contrate com urgência um cirurgião vascular, pois o que ele e seus colegas têm atendido de pacientes com problemas de varizes e sujeito s terem trombose é preocupante. Citou ainda que o governo, vai dispor uma certa quantidade de recursos para o Paraná para que os municípios façam cirurgias eletivas. Ele espera que Arapongas seja bem contemplada com parte destes recursos.

Cirurgias eletivas
A vereadora Angélica recebeu do deputado federal Luciano Ducci esta semana um comunicado que o governo estadual estaria disponibilizando cerca de R$ 30 milhões para as prefeituras realizarem as cirurgias eletivas. Segundo a vereadora, que havia feito um pedido junto ao deputado, para que ele intercedesse junto ao Governo do Estado, não se sabe a quantia a ser destinada a Arapongas, mas ela acredita que um grande numero de pacientes será atendido e ela irá continuar cobrando recursos.

Com ou sem assentos !
O vereador Osvaldinho disse que fez uma denúncia da UBSs do São Bento que estava sem assentos e o povo ficava de pé aguardando atendimento. Depois da denúncia, vários assentos foram colocados naquele Posto de Atendimento á população. Também lembrou que a prefeitura revelou que iria mexer com a avenida Siriema tornando-a mais agradável, com várias melhorias e até agora nada aconteceu. Ele disse ainda que a Vila Araponguinha está abandonada e que as promessas não estão saindo do papel.

Aterro Sanitário
Milani que já foi secretário do Meio Ambiente e de Obras na gestão anterior denunciou que no Aterro Sanitário existem famílias garimpando lixo. O vereador pediu para que a Prefeitura leve estas pessoas para a Usina de Lixo, pois ali no chamado lixão, elas estão sujeitas a inúmeros problemas de saúde. Segundo Milani, quando ele assumiu a pasta na época havia até lixo hospitalar misturado aos outros tipos de lixo. Foi ele que acabou criando um espaço exclusivo para o lixo hospitalar, separando-o do lixo caseiro e reciclado. Disse ainda que o Aterro em Arapongas foi notificado pelo IAP.

Zona rural quer academias
Dorcelina Folador e Vila Rural querem Academia ao Ar Livre. Foi o que disse o vereador Adauto Fornazieri. Ele não entende porque tanta gente querendo as academias e elas estão apodrecendo no pátio da garagem da Prefeitura. Conforme Adauto, ele pediu as academias diretamente ao secretário Ortega e este comunicou que elas foram enviadas. Quando Adauto foi ver as academias, recebeu a informação que elas foram adquiridas pela Prefeitura. “ Alguém está mentindo: ou o deputado Ortega ou o Secretário de Meio Ambiente que deu esta informação. Vou informar”, afirmou

Maringá lamenta boatos
O vereador Maringá lamentou que algumas pessoas estão tentando denegrir o legislativo municipal dizendo que ali está com gente em excesso. O vereador revelou que atualmente a Câmara possui 86 funcionários, sendo 32 concursados e 54 contratados e todos estão exercendo suas funções. Os da Câmara, com os trabalhos da Câmara e os contratados pelos vereadores, estão trabalhando com os edis. Maringá também falou sobre o ônibus escolar que está mantendo entendimento com a Secretaria de Educação para que o ônibus escolar busque os alunos no Piacenza. Ele adiantou ainda que o presidente da Codar, o Júnior como é conhecido vai estar na Câmara em breve para falar sobre as atividades da empresa e o seu funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário