terça-feira, 30 de setembro de 2014

Sindicatos acertam compensação do comércio durante aniversário de Arapongas

O comércio varejista de Arapongas vai trabalhar normalmente, das 8h às 18h, no próximo dia 10 de outubro, data de emancipação política do município. É o que prevê o acordo registrado pelo Sindicato do Comércio de Londrina e Região (Sincoval) e Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina (Sindecolon), registrado na última quarta-feira (24) no Ministério do Trabalho.
O documento foi assinado pelos presidentes dos dois sindicatos, colocando um aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho, estabelecendo que as horas trabalhadas neste feriado municipal sejam compensadas com folga no dia 2 de janeiro. Esta medida já tinha sido acertada também para os municípios de Cambé (16 km de Londrina), que faz aniversário em 11 de outubro, e Ibiporã (16 km de Londrina), que comemora no dia 8 de novembro.
"Pelo descumprimento, da parte do empregador, de qualquer cláusula da presente na Convenção Coletiva de Trabalho, fica ele obrigado a pagar ao empregado prejudicado multa equivalente a um piso salarial da categoria", enfatiza o texto subscrito por José Lima do Nascimento (representante dos empregados) e Roberto Martins (patronal).
A troca do feriado foi proposta pela Associação Comercial e Industrial de Arapongas (Acia), procurando beneficiar clientes, empresários e trabalhadores. O objetivo é favorecer as compras do Dia das Crianças, uma vez que o feriado cai às vésperas deste feriado nacional.
No entendimento dos dois sindicatos, os donos de lojas e seus funcionários ganham um descanso maior após a correria das compras de dezembro, quando trabalham à noite e em praticamente todos os finais de semana, inclusive um domingo do mês. Com isso, emendam a folga com o feriado de 1º de janeiro.
Quanto ao pedido do expediente ser até as 21h nos dias 9 e 10 de outubro, ainda não houve um acordo entre as duas partes. De acordo com os representantes, esta questão deve ser acertada mais próximo das datas previstas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário