segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Arapongas e Apucarana ficam de fora

Vinte e três dos 24 candidatos da região, que disputavam cadeiras na Assembleia Legislativa e Congresso Nacional, foram derrotados nas urnas ontem nas eleições 2014, incluindo o araponguense Waldyr Pugliesi, deputado pelo PMDB, que não obteve reeleição. O único representante local bem sucedido foi o ex-senador Sérgio Souza, de Ivaiporã, que garantiu cargo na Câmara Federal. Com quase 301 mil votos, Ratinho Júnior (PSC) novamente foi o deputado mais votado da eleição, repetindo o feito do pleito de 2010, quando se elegeu deputado federal. Os candidatos de Apucarana obtiveram apenas suplências. Caso do empresário apucaranense Sérgio do Cristma (PSDB), que concorria a deputado estadual, e conquistou 24.459 votos, sendo 18.787 só em Apucarana. Mesmo perdendo a eleição ele agradeceu ao apoio de seus eleitores. “Quero agradecer a cada uma das 18.787 pessoas de Apucarana, e os 5.672 amigos de outras cidades que confiaram em mim seu valoroso voto”, disse o candidato, que obteve a quarta suplência de sua coligação. Sérgio afirma ter ficado satisfeito com o número de votos alcançados, porém, lamenta que o município não tenha eleito um representante na Câmara dos Deputados. “Dentro das nossas limitações fizemos uma campanha comprometida, limpa e sem ataques”, afirma. Com 19.222 votos, o candidato do PSB, José Scarpelini, não se elegeu deputado federal, no entanto, tornou-se o primeiro suplente do partido. “Tive uma votação relativamente baixa em Apucarana com 16 mil votos. 
De qualquer maneira não deixa de ser relativamente boa para o tipo de campanha que fiz diante das condições”, comenta. Scarpelini avalia que Apucarana apresentou uma votação inexpressiva para os candidatos regionais, diante de um colegiado de 94 mil eleitores. Ex-vereador apucaranense Aldivino Marques da Cruz Neto (PSC), o Val, precisava de 23 mil votos para se eleger como deputado estadual, contudo, arrecadou 15.576, sendo 14.600 só em Apucarana, em sua primeira candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa. “Enfrentamos todas as grandes forças políticas de Apucarana, com poucos recursos. Tive um grande apoio da população, mostrando que fazer a coisa certa também dá resultado”, diz. IVAIPORÃ Com mais de 77 mil votos, o advogado e ex-senador Sérgio Souza garantiu uma cadeira na Câmara Federal. 
Essa é a primeira eleição disputada por ele, que assumiu como senador após a nomeação de Gleisi Hoffman para Casa Civil, em junho de 2011 e ficou no cargo até fevereiro deste ano. Tn Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário