sexta-feira, 9 de outubro de 2015

A Padroeira do Brasil e Padroeira de Arapongas

Criado em 1940, o povoado de Guaratinguetá (SP), era no século 18, importante ponto de passagem de viajantes que circulavam por S.Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Numa dessas viagens em 1717, o governador das capitanias de Minas Gerais e S.Paulo,  Dom Pedro de Almeida Portugal, o conde de Assumar, iria visitar o povoado. Para recebê-lo,  as autoridades locais convocaram os pescadores para oferecerem alimentação  á comitiva. Domingos Martins Garcia,  João Alves e Filipe Pedroso,  partiram para a pescaria no rio Itaguaçu (Paraíba), mas não apanhavam nenhum peixe.
Em 12 de outubro depois de um bom tempo, João Alves lançou sua rede e apanhou uma peça de terracota (barro cozido) de 36 cm, que representava o corpo de Nossa Senhora  da Conceição. Em seguida lançou de novo e pescou a cabeça. “Daí em diante os pescadores passaram  a fisgar  grande quantidade de peixes.  Esse milagre foi documentado pelo Padre João e Morais e Aguiar, em 1757, no primeiro livro do Tombo da Paróquia de Guaratinguetá”, diz Zilda Ribeiro, diretora do Museu de Arte Sacra do Santuário Nacional de Aparecida. O relato  foi baseado em declarações de moradores e do Padre José Alves Villela, vigário da região. Desde então, a população começou a venerar a imagem, que recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em 31 de  maio de 1931,a imagem foi consagrada Padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI.

QUEM ESCULPIU A IMAGEM ?
Os estudos realizados sobre o material e o estilo da imagem concluem que ela foi esculpida pelo Frei Agostinho de Jesus, um mestre ceramista que trabalhou em mosteiros paulistas por volta de 1650. O tempo que ficou no fundo do rio, a ação da fuligem dos lampiões dos oratórios deixaram-na com a cor castanha brilhante.
PORQUE  A IMAGEM FOI JOGADA NO RIO ?
Para a diretora do Museu de Arte Sacra, Zilda Ribeiro, a hipótese  mais provável é a seguinte: segundo a tradição brasileira, quando uma imagem religiosa quebra-se,  as pessoas jogam-na no rio ou ao pé de uma cruz. E isso pode ter acontecido com Nossa Senhora Aparecida.” O  mistério é saber como o pescador conseguiu fisgar as duas partes, uma em seguida da outra”, diz Zilda Ribeiro. “ Só mesmo por ação divina”, conclui. Outras teoria falam que bandeirantes, que carregavam imagens de Maria, jogaram –na nas águas. E que os escravos negros podem tê-la associado  á de algum orixá e, assim, lançaram-na mediante algum pedido.
RAIO  X   DA IMAGEM
-Duas  tranças e cabelos com flores em relevo.
-Sorriso descobrindo o dente da frente.
-Covinha no queixo.
-Mãos postas em oração.
-Coroa de ouro com 24 quilates, 300 gramas e  40 diamantes, foi oferecida pela Princesa Izavel em 1868,e passou a integrar a imagem oficialmente em 1904, quando foi coroada pela CNBB.
-Barriga de Grávida, porque a missão de Maria é oferecer-nos  Jesus, fruto divino de seu ventre.
-Sob os pés,  base em forma de meia lua, com um anjo em relevo.

-Manto de veludo azul, bordado em ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário