sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Informe Gazeta



Fala mas não faz

Como a administração contemporânea gosta de apontar defeitos da administração anterior, só para refrescar a memória, nós vamos enumerar aqui, os trabalhos da administração do ex-prefeito e sua equipe durante os oito anos de mandatos, começando as obras logo no início do primeiro mandato e concluindo as do prefeito anterior:  Duplicação da avenida Arapongas e parte da Rouxinol;  duas supercreches, o Centro da Juventude na zona sul, o famigerado UPA que está sendo utilizado, a transferência e reforma do 24 Horas para a Vila Industrial, saindo do “ pulgueiro” que era ali na  Praça Maúa, mudança do prédio da Prefeitura e sua reforma,  as UBS do Tropical, Araucária, Petrópolis e Alto da Boa Vista, escolas do Petrópolis e Aricanduva entre outras. E a atual administração? Construiu o que?

Calado por ora

Por enquanto está calada a conversa de que o governo estadual está propenso a entregar a PR 218 para uma das concessionárias de pedágios no trecho entre Arapongas a Maringá, uma espécie de desvio da BR 376 onde existem mais pedágios do que  veículos passando.  E vai dar para a concessionária  encher a “pança”, pois a PR 218 é entrada de veículos oriundos do Estado de S.Paulo,  Mato Grosso e região do Vale do Paranapanema.

Vai ser e o outro ?
O apresentador  de TV, ex- vereador Sérgio Onofre disse que é pré-candidato a prefeito. Segundo ele, não  adianta os “ linguarudos de plantão”  dizerem  que ele está fora do pleito. Sergio foi um dos bons vereadores de Arapongas e  na sua administração que a Câmara ganhou prédio próprio. Entretanto uma conversa corre pelas chamadas “ bocas malditas” da cidade que Sérgio iria apoiar  Dr. Eneas Peres Prado para disputar o cargo e inclusive já  estaria mostrando –o para o povo através do  seu programa de TV. Segundo Sérgio Onofre, nada a ver. A sua posição de disputar o pleito está mantida.


Perez Prado: boa orquestra

Por falar em  Peres Prado, para quem viveu os  Anos Dourados , Peres Prado era  o nome do maestro de uma orquestra mexicana que tinha um repertório de “mambos” de encher os olhos. A orquestra fazia sucesso a nível mundial e tinha como sucesso, músicas como “ Tequila, Cereja Rosa, Perneta e outros sucessos que nossos antepassados adoravam dançar.  Depois dele  veio Tijuana Brass e Herb Alpert. Na época a música mexicana e o cinema mexicano faziam enorme sucesso com Pedro Armendariz,  Miguel Aceves Mejia, Cantinflas e  outros.


Escolinhas acabaram com o futebol

Outro dia recriminaram   esta coluna por postar-se contra as chamadas escolinhas de futebol. Nosso pensamento é o seguinte: o garoto brasileiro desaprende nestas escolas, porque os chamados professores, não todos, mas 90% deles querem implantar idéias do futebol europeu,  deixando de lado o futebol brasileiro,aquele de belos dribles, ginga e firulas. Quando  os garotos jogavam sem escolinhas nos terrenos baldios a lá “ vonte “,foram de lá que  saíram os maiores craques do País. E agora: qual craque igual Pelé, Zico, Riva, Jairzinho, Tostão e outros surgiram em nosso futebol ?  Nenhum. Neimar não serve nem para amarrar as chuteiras dos mencionados acima, muito menos Cristiano Ronaldo e Messi.

Salão ainda salva alguns

Ainda se salva aqueles que vêm do futebol de salão como Neimar, Ronaldinho e um ou outro craque, mas que nem chegam aos pés dos craques da “antiga”.  Das escolinhas só saem jogadores bitolados e com a cabeça, feita que irão jogar no Barcelona, no Real Madri, no Chelsea. Eles nem lembram que tem time no futebol brasileiro e que temos uma seleção que infelizmente é estrangeira. Escolinhas e métodos “ macacos”, ou seja, o brasileiro é como macaco: gosta de imitar e perder as suas raízes. O futebol mostra isso. Até o  samba sumiu do mapa para dar lugar ao “ Funk”e  o sertanojo. O carnaval também mudou para pior...acabaram as marchas e os sambas que alegravam os foliões. Socorro, vamos recuperar nossas raízes.

Carro caro e saúde ............neca

Enquanto faltam remédios nos postos, faltam médicos  especialistas, falta mais ombridade no atendimento às pessoas  que necessitam do SUS, eis que a prefeitura adquire um carro de R$ 130 mil para a locomoção do prefeito. Mas se tem dinheiro sobrando como  informa cada prestação de contas  orçamentária da  Prefeitura, porque não aplica este dinheiro em saúde, já que a administração se intitulou como a administração da saúde. Como disse o apresentador Sergio Onofre: Será que  a administração pensou que seria fácil  curar as doenças do povo usando água benta ? Tem criança precisando de cirurgia e o SUS se recusa a fazer. Não existe um convênio ?


Waldyr e Reinaldo ?

O ex-deputado Waldyr Pugliesi continua trabalhando ativamente pela cidade visando evidentemente a disputa do próximo  pleito para prefeito. Ele foi visto conversando com o ex-vereador Reinaldo Soares, até então seu desafeto, depois de muitos anos de amizade. Isto nos anos 60/70.  Reinaldo, foi um dos melhores vereadores da história da cidade, mas tentou disputar a Prefeitura e acabou se apagando da vida política. Outras tentativas de voltar ao quadro político acabaram não dando certo. Será que ele vai voltar a se unir a Waldyr ?  Naquela época, Waldyr tinha um time valioso : Reinaldo, Lula, Irineu Berestinas, Adauto Valadão, Ampélio Filla (falecido)  Otoniel Gonçalves, Savério Simoni (falecido), Pedro Simão, João Mura, Dr. Laerte (falecido) João Poliseli, entre outros,enfim era um time de arrepiar. Na época Waldyr  também foi apontado como um dos melhores prefeitos do País.

Bisca vem quieto

 Outro que está quietinho, mas também está trabalhando é o ex-prefeito José Bisca. Bisca que foi um dos líderes rurais da região, governou Arapongas por oito anos  e  se manteve afastado do quadro político por uma certa temporada devido a problemas relacionados com a própria política. Mas ele vem aí  e parece que pelo PSDB. Bisca goza de boa amizade com  Hauly e com o governador  Beto Richa.

Alcaide não queria, mas............

Depois de declarar que não queria mais saber de voltar a disputar a prefeitura, isto no início da administração quando os primeiros problemas começaram a aparecer, o atual prefeito de Arapongas, mudou de idéia. E desde o começo do ano passou a mexer com os pauzinhos e tem lideranças de tudo quanto é igreja  católica e evangélica no rol de simpatizantes.  É claro que este povo vai fazer a cabeça dos fiéis nas suas  comunidades religiosas na época da campanha. Quem viver verá. O salário de prefeito também agrada.

Batata teme pelo fim de ano

O  vereador Batata  disse estar preocupado com o desemprego em Arapongas. Como comerciante ele entende que o final do ano será  “ penoso” tanto para os comerciantes quanto para os trabalhadores em boa parte desempregados. O comércio vai sofrer o reflexo dessa política governamental do PT. Quanto a Rodoviária, ele disse que existe um projeto para reformar aquele local  é preciso  buscar emendas de deputados.  O vereador quer saber também o que estão fazendo com suas indicações e requerimentos que não estão sendo atendidos. Ele disse que vai querer saber porque.

Vamos criticar quem não trabalha

Muita gente faz movimento contra o ganho dos vereadores sem saber sobre o trabalho dos mesmos. É claro que muitos vereadores só vão nas reuniões e somem  depois, aparecem na época de eleições.  Mas o povo tem que acompanhar os trabalhos dos vereadores. A TV está aí para mostrar, basta acompanhar. Tem o rádio que também leva a sessão da Câmara até a população, enfim. Gente; antes de crucificar vereadores, veja o trabalho de cada um, seja ele da situação ou da oposição.  Tem vereador que mais parece casa de caridade. O que ganha, doa quase tudo, sendo que não é sua obrigação. Acompanhe e critique quem não trabalha e não o vereador que trabalha.

Conselho Tutelar ?

Domingo é a eleição para a constituição do Conselho Tutelar. Nós até hoje somos leigo com esta entidade. Precisamos se aproximar e conhecer mais. O Conselho Tutelar é conhecido por todos como “ protetor de menores delinqüentes”. Ele tem um estatuto que é o Estatuto da Criança e do Adolescente. Porque então, quando uma criança fica doente e necessita de uma cirurgia, o Conselho não corre atrás dos direitos desta criança  e junto com a Promotoria da Criança  obriga o SUS a fazer a tal cirurgia ? Tem milhares de casos envolvendo crianças com problemas de saúde e a gente não vê o Conselho Tutelar agir. Por isso não desvincula da imagem de protetor de menores delinqüentes.

Um recado para os conselheiros


 Se você for  acompanhar  cada pessoa que se inscreve como postulante a conselheiro, ela vai falar que quer o cargo porque ama as crianças, como nós já ouvimos.  Difícil de acreditar. Lidar com delinqüente juvenil, principalmente  diante dessa impunidade, não é nada fácil. Ninguém vai amar um delinqüente contumaz, só as nossas leis mesmos e nós entendemos porque. Amar crianças é atender aquela criança pobre que passa fome na periferia e ir lá socorrê-la e colocá-la na escola para que ela não se torne um marginal amanhã. Amar crianças e obrigar o SUS ou qualquer órgão de saúde que seja, tratar das crianças doentes que o SUS se recusa a fazer cirurgia ou a  Prefeitura doar leite caro ou remédio caro, alegando que a criança passou da idade ou que não é sua obrigação.  Isso é amar crianças. Esse é o verdadeiro amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário