sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Como nasceu o Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Arapongas

A Padroeira foi escolhida pelo povo


O vigário de Londrina escolheu o Orago da Capela de Arapongas, os “ Santos Anjos”. No entanto o sr. José Monteiro, dono de uma serraria, fez a doação de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida para a igrejinha recém construída,e esta imagem foi levada em procissão pelo povo, ocupou seu lugar no altar-mor e passou a ser venerada e invocada pelos fiéis. Assim, a capela foi colocada sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida e um padre vinha de Londrina celebrar as missas. Era o padre Bernardo Merkel.


 Padre Bernardo Merkel vem para Arapongas
Em 08 de fevereiro de  1942, o Padre Bernardo Merkel, auxiliar da Paróquia de Londrina, passou a residir em Arapongas, morando provisoriamente  na sacristia da capelinha. Logo depois ele construiu uma casa paroquial, modesta e sem conforto, mas adaptada á situação das residências em geral, porque naquele tempo ninguém tinha conforto em Arapongas. Padre Bernardo mudou-se da sacristia para esta primeira casa paroquial em 26 de março de 1942.

Criação da Paróquia N.Senhora Aparecida de Arapongas
“Ao primeiro dia de novembro de 1942, foi  criada a paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arapongas pelo  Exmo e Rvmo Sr. Bispo Dom Ernesto de Paulo”. Assim  registrou o Pe. Bernardo no Livro de Tombo. O decreto de criação da Paróquia foi publicada no dia da posse do primeiro Pároco, Padre Bernardo Merkel, em 29 de novembro de 1942.
DECRETO DA CRIAÇÃO  DO SANTUÁRIO
O decreto que transformou a Igreja Matriz de Arapongas em Santuário, foi assinado em  12 de outubro de 1992 pelo vigário Geral  e Chanceler ad hoc Padre Francisco Tabone Adami e pelo bispo de Apucarana  Dom Domingos Gabriel Wisniewski. O decreto foi assinado por ocasião do Jubileu de Ouro da Igreja, lembrando que a pedra fundamental para o início das obras de construção  da Matriz foi lançada em 18 de outubro de 1947 e no dia 8 de dezembro de 1954, o padre Paulo Speiser rezou a primeira missa no templo.
Portanto no dia 18 de outubro deste ano, completará 68 anos desde o lançamento da pedra fundamental que originou o prédio da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário