sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Milani: Eu tinha participação ativa na administração do Beto

Hoje a nossa entrevista é com o vereador Jair Milani do PP que vai falar sobre suas pretensões políticas e sobre a política em Arapongas, além de outras situação ligadas a área. Milani, que é agrimensor, foi vereador cinco vezes, secretário de Obras no governo Beto Pugliese e vice-prefeito na mesma gestão. Hoje ele é o vereador com mais tempo de casa no legislativo araponguense.
Gazeta: Comenta-se que você pretende disputar a Prefeitura nas eleições do ano vindouro?
Milani: Nós temos três pré-candidatos. Eu, Sergio e o Beto. No momento certo a gente decide quem vai sair para disputar o cargo.
Gazeta: Falando de fatos da Câmara, o porque este questionamento sobre a doação de terrenos para a indústria?
Milani: Falta de registro no cartório. Como se pode aprovar um loteamento que não está registrado, sem a documentação exigida em dia. Foi esse o nosso questionamento. A administração não tinha feito nada disso. A lei federal de número 67/66 de 1979 exige toda infraestrutura pronta para a liberação.
Gazeta: Mas este projeto estava na Câmara?
Milani: Não foi lido. Pelo jeito ele estava ali para ser votado. Se a gente aprovasse, estaríamos incorrendo em crime, já que estaríamos burlando a lei.
Gazeta: A oposição não é contra o projeto de doação?
Milani: Jamais. Nem somos loucos de deixar de aprovar algo que vai beneficiar o município. Só não podemos aprovar da maneira como ele está, ainda que não tenha vindo para ser votado. Nós a favor da regularização como manda a lei. Sabáudia vive um drama até hoje devido doações que não foram regularizadas.

Gazeta: Foi uma falha administrativa?
Milani: Foi. Esta administração está perdida. Mandar para a casa um projeto desse sem registro? Se eles exigem a regularização de outros loteadores, como eles mandam um projeto irregular?
Gazeta: E o UPA. Quando o Beto entregou, faltava muita coisa?
Milani: Faltavam pequenos reparos. Você vê. Faz quase três anos que o aparelho de raio X está encaixotado em um lugar qualquer do prédio e todo este período, Arapongas está perdendo R$ 180 mil por mês, recurso que poderia estar vindo do Governo se o Raio X estivesse funcionando.
Gazeta: Esta administração entregou dois conjuntos habitacionais.
Milani: Sim. Entregou. Mas estas casas, o Piacenza e o Arapongas, implantados na zona sul, foram feitos ainda no tempo do ex-prefeito Beto. Eles já pegaram as casas quase prontas e ainda demoraram para entregar. Na gestão nossa, nós entregamos duas mil casas no município. Esse povo não fez nenhuma casa nestes quase três anos.
Gazeta: Nas reuniões da Câmara, os situacionistas costumam criticar a administração anterior, algumas vezes até com comparações
Milani: Lembram da administração anterior porque não tem obras para mencionar.
Gazeta: Você apoiou o Serraglio. Ele foi um deputado que ajudou Arapongas.
Milani: Serraglio realmente foi um deputado que atendeu Arapongas e trouxe muitos recursos para serem aplicados no município, inclusive nesta administração. Para você ter uma idéia, ele obteve recursos para o Ginásio de Esportes, Cine Maúa, Parque das Nações, Santa Casa, João de Freitas, além de uma série de obras que foram inauguradas nesta administração. São várias.
Gazeta: E aquela conversa que perderam recurso enviado pelo Hauly para a saúde.
Milani: Incrível. Eles conseguiram perder R$ 500 mil que o Hauly enviou para Arapongas através de emenda, por falta de capacidade para fazer projeto. Pode?
Gazeta: Você sentia um “Nada” como vice-prefeito?
Milani: Ao contrário. Eu além de vice-prefeito, tinha participação ativa na administração. Por  duas vezes eu assumi a administração quando o Beto precisava sair. Eu sempre me dei bem com o Beto. Como vice-prefeito e secretário de Obras, eu recebia todo mundo no meu gabinete. Eu tinha gabinete na Prefeitura. Quando o prefeito estava ocupado, quem recebia o povo, era eu.
Gazeta: E os buracos? Ajudou a atual administração a ganhar as eleições, mas a buraqueira ainda continua.
Milani: Pois é. Eles disseram que tapariam os buracos com 90 dias. Não taparam e nem vão tapar. A nossa malha viária é fraca e o problema de buracos é crônico. Eles criticavam o modo como a Codar tapava os buracos na época, com aqueles saquinhos e estão fazendo a mesma coisa.
Gazeta: O fechamento das duas escolas rurais.
Milani: Foi uma grande perda para os alunos e para as duas comunidades, do Orle e Novo Mundo. Lamentável.
Gazeta: A segurança.
Milani: Não melhorou e olha que eles prometeram. Várias Câmeras estão sem funcionamento. As viaturas são praticamente as mesmas da administração anterior. É uma vergonha deixar estas câmeras sem funcionar. E quando acontece um crime, a polícia é obrigada a recorrer a Câmeras particulares.
Gazeta: Como membros ligados a atual administração  menciona a administração do Beto de maneira crítica, cite algumas obras que vocês fizeram:
Milani: Algumas? Cito uma porção: Casas em Aricanduva, Piacenza, Arapongas I, Araucárias, campos de futebol, escolas, UBSs, academias ao ar livre, abertura da avenida Arapongas, três supercreches, drenagem no Tropical e na Zona Sul, calçadas no Tropical, duplicação de parte da Rouxinol, asfalto no Parque Industrial, Cisam, reforma e mudança do 24 Horas na Vila Industrial que eles desativaram, iluminação do Estádio, construção do Fórum Eleitoral e outras que no momento não me ocorrem.
Gazeta: Tudo bem. Vamos então para a última indagação.
Milani: Espera aí.....a gente não pode esquecer o que a nossa administração fez para o meio ambiente. Distribuímos uma infinidade de mudas para os agricultores reflorestarem suas áreas exigidas de acordo com a lei, sem contar a compra de equipamentos, como tratores, pá mecânica, compactador, caminhões, motoniveladora que eles estão usando até hoje.

Gazeta: O grupo está unido?
Milani: Sim está. Não é pelo fato de termos menos na Câmara que nós enfraquecemos. É claro que tem seus percursos, mas uma vez nós ganhamos a eleição comigo, Sérgio Onofre, Wilsinho e o Giocondo e o Beto chegou á Prefeitura. Concluindo, eu quero deixar claro aqui que as obras em nossa administração estão aí. Algumas eles estão até inaugurando, porque não deu tempo de entregar na época. E o pior, estão entregando com atraso. Quanto a manutenção. Ela tem que ser feita. Na época do Beto nós fizemos manutenção e obras, tudo junto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário