quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Arapongas completa 66 anos


 
Os araponguenses estavam em festa nesta quinta-feira. Arapongas completou 66 anos neste dia 10 de outubro. Seu desenvolvimento nesses anos mostra que a cidade cresceu e que isso aconteceu graças a população e também a todos aqueles que administraram a cidade dos pássaros. Conhecida nacionalmente por ser um dos maiores polos moveleiros do Brasil,a  cidade de Arapongas como as demais idealizadas, planejadas e fundadas pela requerida companhia, não surgiu por acaso, nem foi construída sem um plano diretor, previamente elaborado. Seu idealizador e fundador foi William da Fonseca Brabason Davids, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná, que na época da fundação de Arapongas, exercia o cargo de Prefeito Municipal de Londrina. No ano de 1935, o comerciante francês Renê Cellot e sua filha Geanine Cellot compraram os primeiros lotes de terrenos, destinados à construção urbana. Assim em 28 de setembro de 1935, Renê Cellot e sua filha se estabeleceram com uma casa comercial no mesmo local onde ainda hoje se encontra o prédio do Banco Brasileiro de Descontos, Rua das Andorinhas esq. com Av. Arapongas, antiga Av. Presidente Vargas. No mesmo ano foi aberto e vendido o primeiro lote agrícola ao agricultor brasileiro Floriano Freire. Imediatamente, diversos outros lavradores, de diferentes nacionalidades, fixaram residência no lugar e se estabeleciam com casas de comércio.    
Nos anos seguintes foram povoadas as glebas destinadas às Colônias formadas por imigrantes japoneses e eslavos, surgindo, assim, em 1937, as Colônias Esperança e Orle já povoadas, que muito contribuiram para o progresso e expansão do novo patrimônio Arapongas continuou a fazer parte do território do município de Londrina até o ano de 1943, quando foi criado o de Rolândia, ao qual passou a pertencer, já agora como distrito judiciário, criado pela Lei nº 199 de 30 de dezembro de 1943, que aprovou a nova divisão administrativa do Paraná, para vigorar no quinquênio 1943-1947. Devido a falta de transportes, o distrito crescia vagarosamente, esse problema ainda mais se agravou em decorrência das restrições motivadas pela segunda grande guerra. Nessas condições, até o ano de 1945, a sede distrital possuia umas 600 casas e era servida pela então Estrada de Ferro São Paulo-Paraná, que logo depois foi incorporado, passando a integrar o patrimônio da Rede de Viação Paraná - Santa Catarina. Não obstante, o povo de Arapongas continuou a lutar bravamente pelo seu progresso e bem-estar, chegando a constituir uma entidade com a designação da Sociedade dos Amigos de Arapongas, para pugnar pela sua autonomia, progresso e desenvolvimento. E foi assim que, em virtude desses esforços, o Governo Estadual, pela lei nº 2 de 10 de outubro de 1947, criava o município de Arapongas desmembrando-o de Rolândia e elevando a sua sede à categoria de cidade. Aquela época, o município possuia uma área total de 2007 quilômetros quadrados e se compunha dos distritos administrativos da sede municipal, Astorga e Sabáudia.
    
Poucos dias após a publicação da Lei nº 2 de 10 de outubro de 1947, foi empossado no cargo de Prefeito interino o Sr. José Simonetti que permaneceu até a posse do primeiro prefeito eleito, o Dr. Julio Junqueira, em 09 de novembro de 1947, por uma coligação de partidos da oposição. A posse do Dr. Julio Junqueira realizou-se trinta dias após a eleição.
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário