sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Arapongas está rosa

ARAPONGAS  ESTÁ ROSA

Lojas e hospitais fazem campanha em prevenção ao Câncer de Mama em Arapongas


Será realizado uma caminhada neste sábado com mais de mil pessoas. Serão distribuídas camisetas da campanha, bandeiras, bexigas e material informativo

O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.
Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde dá início à campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento Outubro Rosa.
O movimento é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. Em Brasília, às 18h40 desta terça-feira (1º), o prédio do Ministério da Saúde e o Congresso Nacional serão iluminados com luzes cor-de-rosa. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.
O câncer de mama é a segunda causa mortis de maior incidência no Brasil entre mulheres com mais de 35 anos de idade. A cada ano, dez mil mulheres morrem no país, vítimas da doença. Segundo estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são registrados cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil e uma das maiores causas de morte é a detecção tardia e a metástase. Atualmente, 70% dos casos são identificados em estágios avançados, exigindo a mastectomia (retirada dos seios) como parte do tratamento.Em Arapongas, lojas e hospitais aderiram a campanha. O hospital Santa Rita instalou várias bexigas rosas na fachada e o Hospital João de Freitas estará realizando palestras na semana que vem sobre o tema. 
Já a loja Romera produziu 500 mil pulseiras de silicone, na cor rosa, que serão distribuídas para as consumidoras em todas as lojas Romera. As pulseiras são entregues em um target com orientações educativas sobre o autoexame e destaca a necessidade da consulta regular com o ginecologista para a realização de exames radiológicos. Com o mote "Mulheres Romera. Amigas do Peito", a campanha vai percorrer os sete Estados brasileiros onde a Romera possui lojas: Paraná, São Paulo, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amazonas.
Além do público consumidor, a Romera realizará uma campanha de conscientização junto às suas colaboradores. Entre os mais de 4 mil funcionários, 1.861 são mulheres. "Queremos cuidar da saúde da nossa equipe e das nossas clientes", destaca Tata.
A campanha "Mulheres Romera. Amigas do Peito" fica no ar durante todo o mês de outubro, mas seu lançamento oficial está marcado para o dia 5 de outubro (sábado), quando será realizada uma caminhada com mais de mil pessoas pelo centro de Arapongas (PR), cidade sede da rede Romera. Na caminhada serão distribuídas camisetas da campanha, bandeiras, bexigas e material informativo. A caminhada será puxada pelo caminhão da campanha, especialmente adesivado, que depois percorrerá todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário