sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Emissoras AM devem migrar para frequência FM em novembro

As rádios AM devem ganhar um novo fôlego chegando à frequência FM. Como a maioria dos aparelhos modernos, como smartphones ou tablets, não capta a faixa AM, as emissoras perderam rapidamente uma grande parcela de audiência, de acordo com Ministro das Comunicações.
Na 43ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão, o ministro afirmou que ainda não há um modelo único de transmissão de rádio, assim como ocorre com a TV.
De acordo com o ministro, este ano será autorizado as rádios AM a se transformarem em rádios FM, informando que uma das pressões que tem recebido para fazer o rádio digital porque a qualidade do rádio AM está caindo, principalmente nos grandes centros urbanos prejudicando muito a audiência. "A juventude, por exemplo, nem ouve mais rádio AM”, disse o ministro.
A autorização da transformação do rádio AM para a faixa de FM vai ser assinado em novembro, que tem o Dia do Radialista.
Está confirmado também o desligamento do sinal analógico de TV previsto para o primeiro semestre de 2015 e que será incentivado pelo governo federal a popularização de conversores de sinal para mitigar o impacto da medida para a população.
Com a liberação da frequência de 700 MHz, ocupada pelo sinal analógico atualmente, emissoras de rádio AM poderão usá-las. O presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Daniel Slaviero, disse que, para garantir que os novos rádios possam captar essa faixa extra de FM, o governo vai publicar uma portaria que obrigará todos os receptores produzidos no Brasil a vir com atualização para a faixa estendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário