terça-feira, 8 de outubro de 2013

Richa entrega 'UTIs' ao Siate e anuncia 210 novos bombeiros


Agência Estadual de Noticias
O governador Beto Richa assinou nesta segunda-feira (7) a autorização para contratação de mais 210 bombeiros militares. Eles foram aprovados em concurso público e serão chamados já nos próximos dias para iniciarem a formação do Corpo de Bombeiros do Paraná. O anúncio foi feito durante a entrega de 38 UTIs Móveis para o Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), coordenado pelo Corpo de Bombeiros. A corporação também recebeu um novo caminhão-pipa.
 A solenidade, realizada no Palácio Iguaçu, teve a presença dos secretários estaduais da Segurança Pública, Cid Vasques, e da Saúde, Michele Caputo Neto; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior, e da maioria dos deputados estaduais.
"Há alguns dias autorizei a contratação de mais 2.226 Policiais Militares aprovados em concurso. Agora contrataremos mais 210 bombeiros. Isso vai melhorar a estrutura da corporação que terá condições de ampliar os bons serviços que prestam aos paranaenses", afirmou o governador, lembrando que nesta terça-feira, 08 de outubro, o Corpo de Bombeiros do Paraná completa 101 anos. "Tudo o que a atual gestão faz é no sentido de apoiar Corpo de Bombeiros, instituição que é um orgulho do Paraná", afirmou o governador.
Todas as regiões
Os novos bombeiros irão atuar em todas as regiões do Estado. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior, disse que o concurso é regionalizado e que a maioria dos candidatos ficará em sua região. Após a nomeação, eles passarão pelo curso de formação dos bombeiros, que tem duração de nove meses. "Uma notícia muito boa, é um grande reforço para a nossa atuação", destacou o comandante Simiano.
As 38 novas UTIs Móveis do Siate serão encaminhadas e utilizadas em 27 municípios, para atendimento às vítimas de traumas em vários níveis, desde uma fratura em ambiente doméstico até acidentes automobilísticos.
Os veículos fazem parte de um pacote de 60 novas UTIs que o governo repassa ao Siate ¿ outras 22 já foram entregues para Curitiba e região metropolitana. "São viaturas que garantem um atendimento mais ágil e mais humano ao cidadão", disse o governador.
Richa disse que o governo está sistematicamente melhorando os serviços públicos ofertados para a população, com mais equipamentos, veículos e melhoria na estrutura. Neste ano serão entregues mais de 60 UTIs móveis para o Siate. "Estamos garantindo um melhor atendimento de urgência e emergência", disse o governador. Também estão sendo repassadas ambulâncias convencionais para todos os municípios.
Além de substituir unidades da atual frota, os novos veículos do Siate irão também ampliar o atendimento, levando UTIs Móveis para municípios que ainda não contavam com o serviço, como é o caso de Cianorte. "Há cada vez mais acidentes com traumas, então veículos novos e bem equipados são essenciais e melhoram significativamente o nosso serviço. Consequentemente, melhora o serviço prestado a população", avaliou o comandante.
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou que as ambulâncias do Siate complementam o sistema da rede de urgência e emergência. "Uma rede para a qual estamos dando prioridade. Esta é uma parceria muito produtiva com os bombeiros, que prestam um serviço fundamental. Quem ganha, mais uma vez, é a população, com atendimento mais rápido e de qualidade", afirmou Caputo.
Caminhões-pipa
Durante a solenidade, também foi entregue ao Corpo de Bombeiros um caminhão-pipa no valor de R$ 586 mil, recursos do Fundo Especial de Segurança Pública do Estado.
"É o primeiro caminhão de um lote de 30 que chegarão até o final do ano com recursos do Funesp. Este ficará em Curitiba. Na medida em que os outros forem chegando vamos distribuir para o restante do Paraná", informou coronel Simiano. "São caminhões modernos que substituirão os caminhões antigos e darão aos bombeiros uma condição melhor para prestarem seus serviços", acrescentou o secretário de Segurança Pública, Cid Vasques.

Municípios que recebem as UTIs Móveis
Apucarana (1)
Arapongas (1)
Cambé (1)
Campo Mourão (2)
Capanema (1)
Cascavel (3)
Cianorte (1)
Coronel Vivida (1)
Foz do iguaçu (3)
Francisco Beltrão (1)
Guarapuava (1)
Irati (1)
Ivaiporã (1)
Londrina (2)
Maringá (2)
Palmas (10
Paranavaí (2)
Pato Branco (2)
Ponta Grossa (3)
Rolândia (1)
Santo Antônio do Paraná (1)
São Mateus do Sul (1)
Sarandi (1)
Telêmaco Borba (1)
Toledo (1)
Umuarama (2)



Nenhum comentário:

Postar um comentário