segunda-feira, 29 de julho de 2013

Apucarana adere ao programa "Mulher, Viver sem Violência"



Representando o prefeito Beto Preto (PT), a Secretária da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, Denise Canesin Moisés Machado participou nesta sexta-feira (26/07), em Curitiba, do lançamento do Programa Nacional “Mulher, Viver sem Violência”, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Na oportunidade, juntamente com a Ministra Eleonora Menicucci e a Secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, a secretária apucaranense assinou o termo de adesão do Município de Apucarana ao programa. “Aproveitei o ensejo para convidar a Ministra para a inauguração da obra do Centro de Atendimento à Mulher de Apucarana, prevista para o início do ano que vem”, informa Denise. Ela frisa que no novo espaço também estarão disponíveis os serviços que integram o programa “Mulher, Viver sem Violência”. No ato solene, estiveram presentes várias autoridades do Estado e do Governo Federal, como o Deputado Angelo Vanhoni e o Deputado Dr. Rosinha. “Foi um evento de muita importância onde foram discutidas as diretrizes e o aprimoramento da relação entre as instituições para garantir os direitos da mulher vítima de violência”, destacou Denise Canesin.


Lançado pela presidenta Dilma Rousseff, o “Mulher, Viver sem Violência” integra os serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda, por meio da Casa da Mulher Brasileira. “Trata-se de um instrumento estratégico com cinco eixos, sendo garantia da aplicabilidade da Lei Maria da Penha, ampliação e fortalecimento da rede de serviços para mulheres em situação de violência, garantia da segurança cidadã e acesso à justiça, garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de mulheres e garantia da autonomia das mulheres em situação de violência e ampliação de direitos”, concluir Denise.

Também assinaram o Termo de Cooperação o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública do Estado e prefeitos e secretários municipais de políticas para mulheres ou de assistência social dos seguintes municípios: Apucarana, Curitiba, Araucária, Cascavel, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Piraquara, Telêmaco Borba e Toledo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário