terça-feira, 9 de julho de 2013

Copel recua e decide reajustar tarifa de energia em 8,77%

A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) reajustou, com data retroativa de 24 de junho, a tarifa de energia elétrica no Paraná. Para clientes residenciais, o aumento é de 8,77%. Na média geral de todos os clientes (de tensão alta e baixa), o reajuste é de 9,55%. As novas tarifas foram aprovadas nesta terça-feira (9) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Os consumidores que tiveram contas emitidas entre 24 de junho e esta terça-feira (8) terão de pagar, nas próximas faturas, a diferença relativa à nova tarifa. A maneira como o valor será cobrado - se à vista ou em parcelas -, no entanto, ainda não foi definida.

O reajuste menor só foi concedido porque a diferença entre o atual aumento (9,55%) e o anterior (14,61%) deve ser repassada aos consumidores no ano que vem. Assim, em 2014, quando houver reajuste anual tarifário, o aumento partirá, no mínimo, de 5,06%.Os novos valores foram solicitados pela Copel à Aneel na última quinta-feira (4). Antes, o governador Beto Richa (PSDB) havia dado uma ordem para segurar o aumento aprovado anteriormente pela Aneel, de 14,61%.
A assessoria de imprensa da companhia relatou que duas premissas embasaram o documento que solicitou a revisão no valor do reajuste para este ano. Uma delas é a chamada modicidade tarifária, que significa buscar a menor tarifa possível aos consumidores. A segunda é garantir a viabilidade financeira da concessão, com um reajuste suficiente para manter o consórcio. O cálculo, segundo a empresa, representa o equilíbrio entre as duas frentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário