segunda-feira, 15 de julho de 2013

Copel lança campanha para prevenir acidentes com cães


Em parceria com Correios, Cavo e Sanepar, a Copel promove, em 2013, a Campanha de Prevenção de Acidentes com Cães (PrevenCão). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável dos animais de estimação. Clique aqui e conheça a cartilha com dicas da campanha. 
A campanha vai promover ações nos bairros mais críticos de Curitiba, para orientar os proprietários de cães e a população, como um todo, sobre como cuidar do seu animal de forma segura. Em todo o estado, serão distribuídos materiais para orientar a população sobre os cuidados com os bichos de estimação.

Para se ter uma ideia, A cada dia, 115 pessoas sofrem acidentes com cães no Paraná. Somente em 2012, foram 42 mil acidentes no estado. Desses, 14,7 mil aconteceram em Curitiba e na Região Metropolitana - 34% do total. Os números, no entanto, não demonstram a gravidade de alguns ataques, que podem causar até a morte.

Dentre as pessoas mais expostas, estão os leituristas da Copel e da Sanepar, os carteiros e os garis. Somente em 2012, a Copel registrou 45 acidentes com cães sofridos pelos leituristas. Em 2013, já ocorreram 18 acidentes.

Cuidados
Se você tem cachorro em casa, pode tomar algumas medidas para cuidar dele com carinho e, ao mesmo tempo, com segurança:

- Em casa, sinalize a presença do cachorro com uma placa “Cão Bravo”
- Mantenha o seu portão sempre bem fechado, e o cão para dentro dele
- Mantenha ao acesso aos medidores de água e energia de acordo com as normas vigentes
- Cuide da saúde do seu animal.
- Nunca seja violento com seu bichinho. Violência não educa!
- Coloque limites para o cachorro. Mostre a ele o que ele pode ou não pode fazer. Por exemplo: chame a atenção quando ele subir nos móveis
- Não alimente cães de rua. Procure saber se ele possui dono

Nenhum comentário:

Postar um comentário